Neste mês de julho, a RDC Nº 36/2013 completa 10 anos de sua publicação. A resolução tem como objetivo principal a instuição de ações para a segurança do paciente em serviços de saúde, e se consolidou como um marco importante na área.
A gestão de incidentes está diretamente ligada à criação de uma cultura de segurança na qual a notificação, a investigação e a abordagem de um incidente devem ser vistas como mecanismos de aprendizado para evitar novas ocorrências.
Para promover essa cultura, é essencial envolver toda a instituição, e esse engajamento procura prevenir a ocorrência de incidentes e melhorar a segurança do paciente nos serviços de saúde.
Confira o nosso artigo sobre as boas práticas para uma gestão de incidentes eficaz e conheça as principais estratégias para o desenvolvimento e promoção da cultura de segurança do paciente em sua organização.
Parceiros de longa data, a Epimed Solutions e o Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP) anunciam o desenvolvimento do 'Selo Segurança do Paciente’ para fortalecer a cultura e aprimorar a qualidade dos serviços de saúde no Brasil.
A certificação tem por objetivo incentivar a adoção de boas práticas, visando a segurança do paciente nas instituições de saúde, por meio da implementação de processos eficazes para prevenção, detecção e resposta a incidentes e eventos adversos.
O selo será concedido às instituições que notificarem, classificarem, investigarem e tratarem eventos adversos de acordo com a legislação RDC 36/2013, com registro no sistema Epimed Monitor Segurança do Paciente no ano anterior. Neste primeiro ano de certificação, serão consideradas as instituições que cumpriram os requisitos de janeiro a dezembro de 2022.
Conheça os critérios para a avaliação do Selo Segurança do Paciente
Percentual de classificação “Outra natureza”
Detecção precoce
Investigação precoce
Gestão de incidentes e dos indicadores de Segurança do Paciente
Com o uso do Epimed Monitor Segurança do Paciente, é possível identificar e comunicar, precocemente, as circunstâncias de risco, “near miss” e eventos adversos nos processos assistenciais e/ou linhas de cuidado, contribuindo para uma assistência segura e efetiva, através dos planos de melhorias.
Na última terça-feira, 25 de julho, foi realizado o webinar ‘Boas práticas na gestão de incidentes’, promovido pela Epimed Solutions em parceria com o Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP).
No marco dos 10 anos da legislação RDC 36/2013, o webinar discutiu as boas práticas e indicadores relacionados à Segurança do Paciente em redes hospitalares e ambulatórios, além de celebrar o lançamento do Selo Segurança do Paciente.
Compartilhando suas experiências, estiveram presentes Adriana Barros e Marcia Vila Real, representantes do Grupo Santa e do Grupo Oncoclínicas, e Karina Pires, fundadora e diretora do IBSP. A apresentação dos critérios de avaliação do Selo Segurança do Paciente ficou por conta da Gerente de Produto de Segurança do Paciente da Epimed Solutions, Laiane Silva.
Conheça os palestrantes do webinar
Lucas Garcia
Moderador
Doutor e Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde pela UFF, Enfermeiro Intensivista pela UERJ e Diretor de Serviços ao Cliente na Epimed Solutions
Karina Pires
Boas práticas na Gestão de Incidentes oderador
Especialista em Qualidade e Segurança, Fundadora e Diretora de Novos Negócios no Instituto Brasileiro para Seguraça do Paciente
Marcia Vila Real
Compartilhando experiências:
Gestão de Incidentes nos ambulatórios
do Grupo Oncoclínicas
Farmacêutica Bioquímica pela Universidade de Marília, Especialista Oncologia e Hematologia pela UNIFESP, MBA em Gestão das Organizações de Saúde pela FIA e Especialista em Gestão de Risco e Segurança do Paciente no Grupo Oncoclínicas
Adriana Barros
Compartilhando experiências: Gestão de Incidentes nos hospitais do Grupo Santa
Enfermeira especializada em Gestão de Saúde com ênfase em Administração Hospitalar e Gestão Clínica e Gerente de Qualidade e Segurança do Paciente nos hospitais do Grupo Santa
Laiane Silva
Lançamento do Selo Segurança do Paciente
Especialista na área de Qualidade e Segurança do Paciente, MBA em Gestão da Qualidade Total pela UFF, MBA em Gestão de Projetos pela USP e Gerente de Produto Segurança do Paciente na Epimed Solutions
A RDC 36 representa um marco histórico na promoção da segurança do paciente em serviços de saúde no Brasil. Sua implementação durante os anos tem contribuído para a prevenção de eventos adversos, para o aprimoramento da cultura de segurança e para a construção de um sistema de vigilância sanitária eficiente. Contudo, é preciso continuar avançando e investindo na segurança do paciente como uma prioridade constante, visando sempre a excelência na assistência prestada à população brasileira.
Acesse o nosso materual e veja como a RDC 36 revolucionou a segurança do paciente no Brasil ao longo de uma década, sendo pilar fundamental na melhoria da qualidade dos serviços de saúde no país.
O Epimed Monitor Segurança do Paciente é o sistema líder para gestão de incidentes utilizado pelos principais hospitais do Brasil.
Epimed Solutions © 2023 — Todos os direitos reservados.