Neste mês de julho, a RDC Nº 36/2013 completa 10 anos de sua publicação. A resolução tem como objetivo principal a instuição de ações para a segurança do paciente em serviços de saúde, e se consolidou como um marco importante na área. 


gestão de incidentes está diretamente ligada à criação de uma cultura de segurança na qual a notificação, a investigação e a abordagem de um incidente devem ser vistas como mecanismos de aprendizado para evitar novas ocorrências.


Para promover essa cultura, é essencial envolver toda a instituição, e esse engajamento procura prevenir a ocorrência de incidentes e melhorar a segurança do paciente nos serviços de saúde.


Confira o nosso artigo sobre as boas práticas para uma gestão de incidentes eficaz e conheça as principais estratégias para o desenvolvimento e promoção da cultura de segurança do paciente em sua organização.

Baixar Conteúdo

Parceiros de longa data, a Epimed Solutions e o Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP) anunciam o desenvolvimento do 'Selo Segurança do Paciente’ para fortalecer a cultura e aprimorar a qualidade dos serviços de saúde no Brasil.


A certificação tem por objetivo incentivar a adoção de boas práticas, visando a segurança do paciente nas instituições de saúde, por meio da implementação de processos eficazes para prevenção, detecção e resposta a incidentes e eventos adversos. 


O selo será concedido às instituições que notificarem, classificarem, investigarem e tratarem eventos adversos de acordo com a legislação RDC 36/2013, com registro no sistema Epimed Monitor Segurança do Paciente no ano anterior. Neste primeiro ano de certificação, serão consideradas as instituições que cumpriram os requisitos de janeiro a dezembro de 2022.

Saiba mais sobre o Selo

Conheça os critérios para a avaliação do Selo Segurança do Paciente

Percentual de classificação “Outra natureza”

Detecção precoce

Investigação precoce

Entenda os Critérios

Gestão de incidentes e dos indicadores de Segurança do Paciente

Com o uso do Epimed Monitor Segurança do Paciente, é possível identificar e comunicar, precocemente, as circunstâncias de risco, “near miss” e eventos adversos nos processos assistenciais e/ou linhas de cuidado, contribuindo para uma assistência segura e efetiva, através dos planos de melhorias.

Conheça o Epimed Monitor Segurança do Paciente

Na última terça-feira, 25 de julho, foi realizado o webinar ‘Boas práticas na gestão de incidentes’, promovido pela Epimed Solutions em parceria com o Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP). 


No marco dos 10 anos da legislação RDC 36/2013, o webinar discutiu as boas práticas e indicadores relacionados à Segurança do Paciente em redes hospitalares e ambulatórios, além de celebrar o lançamento do Selo Segurança do Paciente.


Compartilhando suas experiências, estiveram presentes Adriana Barros e Marcia Vila Real, representantes do Grupo Santa e do Grupo Oncoclínicas, e Karina Pires, fundadora e diretora do IBSP. A apresentação dos critérios de avaliação do Selo Segurança do Paciente ficou por conta da Gerente de Produto de Segurança do Paciente da Epimed Solutions, Laiane Silva.

Assista à Gravação

Conheça os palestrantes do webinar

Lucas Garcia

Moderador


Doutor e Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde pela UFF, Enfermeiro Intensivista pela UERJ e Diretor de Serviços ao Cliente na Epimed Solutions

Karina Pires

Boas práticas na Gestão de Incidentes oderador

Especialista em Qualidade e Segurança, Fundadora e Diretora de Novos Negócios no Instituto Brasileiro para Seguraça do Paciente


Marcia Vila Real

Compartilhando experiências:

Gestão de Incidentes nos ambulatórios

do Grupo Oncoclínicas

Farmacêutica Bioquímica pela Universidade de Marília, Especialista Oncologia e Hematologia pela UNIFESP, MBA em Gestão das Organizações de Saúde pela FIA e Especialista em Gestão de Risco e Segurança do Paciente no Grupo Oncoclínicas

Adriana Barros

Compartilhando experiências: Gestão de Incidentes nos hospitais do Grupo Santa

Enfermeira especializada em Gestão de Saúde com ênfase em Administração Hospitalar e Gestão Clínica e Gerente de Qualidade e Segurança do Paciente nos hospitais do Grupo Santa

Laiane Silva

Lançamento do Selo Segurança do Paciente

Especialista na área de Qualidade e Segurança do Paciente, MBA em Gestão da Qualidade Total pela UFF, MBA em Gestão de Projetos pela USP e Gerente de Produto Segurança do Paciente na Epimed Solutions

Assistir à Gravação

A RDC 36 representa um marco histórico na promoção da segurança do paciente em serviços de saúde no Brasil. Sua implementação durante os anos tem contribuído para a prevenção de eventos adversos, para o aprimoramento da cultura de segurança e para a construção de um sistema de vigilância sanitária eficiente. Contudo, é preciso continuar avançando e investindo na segurança do paciente como uma prioridade constante, visando sempre a excelência na assistência prestada à população brasileira.


Acesse o nosso materual e veja como a RDC 36 revolucionou a segurança do paciente no Brasil ao longo de uma década, sendo pilar fundamental na melhoria da qualidade dos serviços de saúde no país.

Baixar Conteúdo

+ de 200 Clientes utilizam e comprovam a eficiência

O Epimed Monitor Segurança do Paciente é o sistema líder para gestão de incidentes utilizado pelos principais hospitais do Brasil.

Conheça o Epimed Monitor Segurança do Paciente

Epimed Solutions © 2023 — Todos os direitos reservados.